A POESIA QUE CONTÉM UMA MPB NORDESTINA

Tenho certeza que muitas pessoas já notaram que músicas são sem dúvidas poéticas, e quem não notou, é só pegar uma MPB bem boa (indico nosso querido Fagner) e então vocês irão perceber.

A poesia sempre foi bem vista por todos, principalmente os apaixonados (ha ha), mas está meio obvio que no Brasil ser escritor é muito difícil e pouco reconhecido hoje em dia nesta era digital.

No nordeste tivemos vários nomes grandes, que se tratando de letras são surreais e arrasam muito até hoje, provavelmente pro resto de nossas vidas serão lembrados. Um deles como já citado, o nosso Fagner (me achando intima em) resumindo um pouco sua historia de músicas, ele musicou escritores poetas, até mesmo a querida Cecilia Meireles, mas tem muito mais, inclusive em uma das mais famosas “Borbulhas de Amor”, uma canção de Juan Luiz Guerra que foi traduzida por Ferreira Gullar (Poeta) com Fagner.

A música Borbulhas De Amor é poesia pura!

Quem dera ser um peixe
Para em teu límpido aquário mergulhar
Fazer borbulhas de amor pra te encantar
Passar a noite em claro
Dentro de ti

Link da música Borbulhas De Amor:

Muitos poetas só foram reconhecidos por conta de cantores que usaram suas letras ou trabalharam juntos criando a famosa poesia cantada.

Se tratando de músicas históricas o Nordeste sem dúvida tem varias! o Alceu Valença tem sua região viva em cada verso e nunca deixou a desejar. Cada letra vai construindo versos e estrofes que rasgam o peito fazendo a gente acreditar no amor verdadeiro, mesmo se você nem ter alguém em mente, a magia é tão viva que o alguém fictício aparece na cabeça da gente (vai por mim, acontece muito comigo), a letra de “Morena Tropicana” mostra isso.

Pela macia é carne de caju
Saliva doce, doce mel, mel de uruçu
Linda morena fruta de vez temporana
Caldo de cana-caiana
Vou te desfrutar
Linda morena fruta de vez temporana
Caldo de cana-caiana
Vem me desfrutar

Link da música Morena Tropicana:

A MPB tem o ar apaixonado e marcante, para mim é uma das melhores sofrências, não é atoa que em churrasco com a família sempre tem que ter, todos viajam pelo passado, revivendo e remoendo amores que não deram certo ou que simplesmente não era para ser, o destino é palhaço e se você não concorda que letras de MPB não é triste para coração partido, “Espumas ao Vento” te ensina meu querido amigo que você esta errado…

Sei que aí dentro ainda mora um pedacinho de mim
Um grande amor não se acaba assim
Feito espumas ao vento
Não é coisa de momento, raiva passageira
Mania que dá e passa, feito brincadeira
O amor deixa marcas que não dá pra apagar

Link da música Espumas Ao Vento:

O amor é sentido por todos em algum momento, muitas vezes é correspondido, outras não (muito triste), mas todos sentem ou vão sentir, então músicas com um sentido romântico é apreciado por todos. A poesia cantada mexe com nossos sentimentos, mostram percepções não exploradas, o tempo fica mais devagar e tudo vira objeto de gostar de outra pessoa.

Quando estamos com amigos (saudades, acaba quarentena) e escutamos MPB, a palpitada é certeira e mesmo se a música em questão for mais animada, tenho certeza que a vontade de rodopiar apaixonado é grande. Muitas serenatas feita com esse estilo é com certeza uma das melhores opções para se declarar para alguém.

O bom da música é isso, você pode não conseguir falar, se expressar, mas vai por mim, escuta MPB que vai achar todos os seus sentimentos naquela poesia viva e arrasadora de corações.

Vivacidade e unicidade em doces e sábias palavras, quando escuto é como se eu tivesse uns 40 anos a mais (é um elogio para mim mesma, meio doido ha ha). Muitas pessoas se sentem ouvindo uma história de sua própria vida, ou um ensinamento de alguém que viveu muito.

Então uma dica do Miojo é: Escuta uma MPB bem boa e dance em varias épocas, vire um romântico com essas letras. Tenho certeza que não vai se arrepender, só cuidado com o coração em, a poesia vai entrar em você e te transformar junto com essas notas!

Deixe um comentário